Beyoncé trabalhou com colaboradores de músicas do seu primeiro álbum, como Rich Harrison, Rodney Jerkins e Sean Garrett. Ela co-escreveu e co-produziu quase todas as canções incluídas no álbum, que ficou pronto em três semanas.
Beyoncé cantando
"Déjà Vu" em 3 de Maio de 2007.
B'Day foi lançado mundialmente em 4 de setembro de 2006 e 5 de setembro de 2006 nos Estados Unidos, para coincidir com a data do seu aniversário de 25 anos de idade. O álbum estreou em primeiro lugar na Billboard 200, vendendo mais de 541 mil cópias na primeira semana, tornado-se sua maior marca de vendas como artista solo. O álbum foi certificado 3x platina nos Estados Unidos pela RIAA.O álbum teve o seu primeiro single "Déjà Vu" em primeiro lugar no Reino Unido; a música tem a participação do rapper Jay-Z. O single "Irreplaceable" foi lançado em outubro de 2006 em todo o mundo como segundo single do álbum e como terceiro nos Estados Unidos. "Irreplaceable" permaneceu por 10 semanas consecutivas no Billboard Hot 100, tornando-se a música mais tocada de Beyoncé na Billboard até então.
Foi lançada uma versão Deluxe do trabalho no dia 3 de abril de 2007. Ele trouxe cinco novas faixas e a versão em espanhol das músicas "Irreplaceable" e "Listen". Junto com o álbum, foi lançado também o DVD B'Day Anthology, que contém dez videoclipes.No dia 10 de abril de 2007, Beyoncé iniciou a sua segunda turnê solo The Beyoncé Experience Tour, visitando mais de noventa casas de show em todo o mundo. Um álbum ao vivo com um show dessa turnê foi gravado: The Beyoncé Experience: Live. No Grammy Awards de 2007, B'Day ganhou o prêmio de Melhor Álbum de R&B Contemporâneo. Beyoncé se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio de Artista Internacional no American Music Awards.
2008 — 2009: I Am... Sasha Fierce
-
No dia 10 de fevereiro, Beyoncé fez um dueto com a cantora Tina Turner no Grammy Awards de 2008, apresentando Tina Turner como "a rainha" e cantando com ela a música "Proud Mary", uma regravação feita por Tina em 1993, para o seu oitavo álbum de estúdio What's Love Got to Do with It?. O dueto recebeu críticas muito positivas da imprensa.No dia 18 de novembro de 2008, a artista lançou o seu terceiro álbum de estúdio I Am... Sasha Fierce. Beyoncé explicou esse nome "Sasha Fierce" com a sua amiga Andreia S. dessa forma .Também em 2008, interpretou a cantora de Blues Etta James, no filme Cadillac Records. Sua performance no filme recebeu elogios dos críticos.Em maio de 2008, Beyoncé começou a atuar ao lodo dos atores Ali Larter e Idris Elba no filme de suspense Obsessed, lançado em 2009. O filme não recebeu uma boa crítica, mas teve um grande sucesso comercial, arrecadando 11,1 milhões dólares em seu primeiro dia de lançamento nos Estados Unidos. No último dia da semana de lançamento do filme, a arrecadação já passava os 28,6 milhões de dólares.
O seu terceiro álbum, I Am... Sasha Fierce, foi lançado no dia 18 de novembro de 2008. Esse álbum teve dois singles lançados ao mesmo tempo: "If I Were a Boy" e "Single Ladies (Put a Ring on It)" — lançados nas rádios no dia 8 de outubro de 2008. O single If I Were a Boy ficou em primeiro lugar em sete países diferentes, principalmente nos países europeus."Single Ladies (Put a Ring on It)" ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 durante quatro semanas não-consecutivas, tornando-se o seu quinto single em primeiro lugar da Billboard. No NAACP Image Award de 2009, Beyoncé ganhou o prêmio de "Melhor Artista Feminina do Ano".No Teen Choice Awards de 2009, ganhou o prêmio de "Melhor Artista de R&B". No dia 18 de janeiro de 2009, Beyoncé cantou no Lincoln Memorial em homenagem ao 44.º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ela também cantou a música "At Last" da cantora Etta James para o presidente e a esposa Michelle Obama no Neighborhood Inaugural Ball.
Para divulgar esse álbum, a cantora iniciou sua terceira turnê solo I Am... Tour, que teve início no dia 26 de março de 2009 e tem a previsão de terminar no dia 10 de fevereiro de 2010. Essa turnê passa pela América Latina, Europa, Ásia, África e Oceania.Desde que essa turnê iniciou, ela já rendeu mais de 36 milhões de dólares.
O videoclipe da música "Single Ladies (Put A Ring On It)" ganhou o prêmio de "Clipe do Ano" no BET Awards e também recebeu nove indicações no Video Music Awards de 2009, ganhando em três categorias: "Clipe do Ano", "Melhor Coreografia" e "Melhor Edição".
Em Outubro de 2009, foi premiada pela revista Billboard com o prêmio de "Mulher do Ano".Logo após ganhar o prêmio Beyoncé declarou.Beyoncé fez parcerias musicais com as cantoras Alicia Keys na música "Put It in a Love Song" do álbum The Element of Freedom e com Lady Gaga nas músicas "Video Phone (Remix)" e "Telephone" do álbum The Fame Monster.[91][92] Em Novembro de 2009, a música "Crazy in Love" foi eleita pelos críticos da revista NME como a melhor música da década de 2000, a música ficou na primeira lugar de uma lista de 100 músicas escolhidas por esses críticos, esse lista incluí outros artistas conhecidos como Rihanna, OutKast, Arctic Monkeys entre outros.
No dia 20 de Novembro de 2009, durante um show que estava fazendo, Beyoncé revelou que já está preparando um novo álbum para ser lançado em 2010, a cantora estava na cidade de Nottingham, Inglaterra, e se despediu do público dizendo.O produtor Rodney Jerkins já confirmou em seu Twitter que já está trabalhando com Beyoncé em novas músicas, que supostamente farão parte do novo álbum da cantora. Beyoncé foi o artista com mais indicações ao Grammy Awards de 2010, recebendo 10 indicações para o prêmio. Em Dezembro de 2009, Beyoncé ficou na segunda posição na lista dos "Maiores Nomes da Indústria do Entretenimento", perdendo a primeira posição para o ator Johnny Deep.[99] O site Just Jared confirmou o lançamento do primeiro perfume de Beyoncé, chamado Beyoncé Heat, com previsão de lançamento para fevereiro de 2010.
No final de 2009, Beyoncé afirmou que já começou a trabalhar no seu quarto álbum de estúdio, e que esse álbum tem o lançamento previsto para 2010.O produtor Rodney Jerkins anunciou em seu Twitter que está trabalhando em algumas músicas do novo álbum. Em uma entrevista Beyoncé revelou que seu próximo álbum pode tomar um estilo mais Indie. Ela também citou a sua irmã Solange por apresentá-la a diversos tipos de artistas como a banda Of Montreal, que segundo Beyoncé, ela adoraria fazer algo assim em seu próximo álbum.
2010 — presente: Pausa e quarto álbum de estúdio
No início de 2010, Beyoncé, em uma entrevista paro o jornal USA Today, afirmou que dará uma pausa de seis meses em sua carreira com o intuito de buscar inspiração para gravação de seu quarto álbum de estúdio.Durante a entrevista ela disse:
Antes de iniciar as suas férias, a turnê de Beyoncé, I Am... Tour, ira passar pela América Latina e pelo Caribe, no mês de Fevereiro de 2010.Nesse mesmo mês ela ira fazer a divulgação da sua primeira fragrância, Heat. Em uma entrevista Beyoncé afirmou que o seu novo álbum ainda está previsto para ser lançado em 2010.Nessa mesma entrevista ela disse.No dia 22 de Janeiro de 2010, ela participou do Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief em Londres, junto com outros artistas como Jay-Z, Bono Vox, The Edge e Rihanna.[106] Beyoncé cantou uma versão acústica de sua música "Halo", acompanhada por Chris Martin ao piano.[106] No dia 31 de Janeiro de 2010, Beyoncé foi premiada com seis prêmios no Grammy Awards, se tornando a cantora mais premiada em apenas uma edição da premiação.[107] Durante a passagem da turnê I Am... Tour pelo Brasil, Beyoncé gravou com a cantora Alicia Keys o videoclipe da música "Put It in a Love Song" na Favela Santa Marta e no Morro da Conceição ambos localizados no Rio de Janeiro.A turnê I Am... Tour terminou em Fevereiro de 2010, passando pela América Latina e o Caribe. Em Março de 2010, a música "Telephone", parceria feita entre Lady Gaga e Beyoncé, se tornou a sexta música das duas cantoras em primeiro lugar na Billboard Pop Songs.
Beyoncé gravou nos dia 13 e 14 de Abril de 2010, a campanha do Dia dos Namorados para a marca de roupas e acessórios C&A, ela também assinará uma coleção especial para o Dia dos Namorados. O prejeto chamado C&A Pop Fashion, que utiliza pessoas do mundo pop musical, já teve a participação das cantoras Fergie e Nicole Scherzinger vocalista do grupo The Pussycat Dolls. Características musicais
Estilo musical
Para o jornalista Jon Pareles do The New York Times, Beyoncé sempre foi a peça central do grupo Destiny's Child, a sua voz é a voz que define o grupo. Para o jornalista Paul Flynn do The Guardian, a voz de Beyoncé é única e rápida, com muita técnica vocal.Outros críticos elogiaram sua voz e sua potência vocal, quando escutaram o seu segundo álbum B'Day. Jody Rosen do Entertainment Weekly escreveu "Beyoncé Knowles é uma tempestade disfarçada como cantora. Em seu segundo álbum solo B'Day, as canções chegam em grandes rajadas de ritmo e emoção, com a sua voz ondulada por batidas e ritimos. Você teria que pesquisar muito - talvez nos salões do Metropolitan Opera - para encontrar um vocalista que canta com a mais pura força. Ninguém - nem R. Kelly, Usher, para não dizer nada de suas rivais divas pop - pode se igualar ao gênio de Beyoncé cantando batidas de hip-hop". Chris Richards do The Washington Post escreveu "Mesmo quando ela é imitada, ela se destaca das suas imitações. Está tudo na sua voz - um instrumento sub-humano capaz de pontuar qualquer batida - Beyoncé canta muito bem.A revista Cove classificou-a no 7º lugar na sua lista dos "100 Cantores Pop Mais Conhecidos" dando-lhe 48 em 50 pontos em vários critérios que vão desde a sua capacidade vocal ao intervalo para a harmonia. Beyoncé frequente tem sido comparada a artistas como Mariah Carey, por usar Melisma em suas músicas.O jornal Eye Weekly escreveu "Não há dúvida de que Beyonce é uma das melhores cantoras do pop, talvez uma das melhores vivas.
A sua música é classificada como R&B contemporâneo, mas também incluiu os gêneros Dance-pop, Funk, Pop e Soul.Sempre cantou músicas em Inglês, mas para lançar o álbum B'Day Deluxe Edition, ela gravou várias músicas em Espanhol.As Destiny's Child já havia gravado uma música em espanhol e elas receberam respostas favoráveis de seus fãs latinos. Também estudou espanhol na escola quando era jovem, mas agora só pode falar algumas palavras da língua. Antes dela gravar as músicas em espanhol, ela foi treinada foneticamente por Rudy Perez, um produtor americano.
Compositora e produtora musical
Mesmo quando ela estava com as Destiny's Child, Beyoncé afirma ser artisticamente envolvida em sua carreira. Ela recebeu créditos, por co-escrever e produzir a maioria das músicas gravadas do seu grupo e de sua carreira solo, ela é muito conhecida por escrever músicas pessoais e feministas. Mais ela já declarou que depois que Jay-Z entrou em sua vida, ela mudou os seus pensamentos sobre como homens e mulheres se relacionam entre siA maioria de suas músicas são autobiográficas, a própria cantora já confirmou que se inspira em experiências pessoais e experiências vividas pelos seus amigos
Também recebeu crédito pela co-produção na maioria dos seus trabalhos em que ela esteve envolvida, especialmente durante o seus trabalhos em carreira solo. Normalmente ela não surge com batidas, melodias e idéias prontas, tudo isso surge durante a produção do trabalho. A American Society of Composers, Authors and Publishers deu a Beyoncé em 2001 o prêmio de Compositor do Ano, pela suas composições feitas para o grupo Destiny's Child no período de 1990 a 2000. Beyoncé foi a primeira compositora afro-americana e primeira mulher a ganhar esse prêmio.[20][123] Ela também já recebeu em um só ano três créditos como compositora por co-escrever "Irreplaceable", "Check on It" e "Grillz" (que é mostrada na música "Soldier"), se tornando a única mulher desde Carole King em 1971 e Mariah Carey em 1991.Beyoncé está em terceriro lugar, junto com Diane Warren em relação a créditos, com nove singles em primeiro lugar
Atuação no palco
Beyoncé durante um
show em
Berlim.
Quando Beyoncé iniciou sua carreira musical, ela criou o seu alter ego, Sasha Fierce, que segundo a cantora representa o seu lado mais agressivo, sensual e confiante como cantora.Em entrevista a revista Entertainment Weekly, a artista disse que esse alter ego é estritamente para o palco e que ela usa uma "luva de robô" em público para que as pessoas elogiem Sasha Fierce.
Vários críticos já elogiaram as suas performances ao vivo de Beyoncé, depois de assistir um dos seus shows, Jim Farber do jornal The Daily News escerveu: "A forma como Beyoncé usou o seu corpo, intensificou o sentimento de triunfo. O seu cabelo parecia uma Medusa, suas pernas longas e suficiente para dar orgulho a Tina Turner.Stephanie Classen do The StarPhoenix declarou: "O show de Beyoncé não é um show comum, ela domina o show como uma princesa sexy.O jornal Newsday escreveu: "Ela provou que é possível cantar e dançar sem Playback.
Depois de assistir um show da turnê I Am... Tour, Alice Jones do The Independent escreveu: "Beyoncé é verdadeiramente, uma diva para cada ocasião.O jornal The New York Times escreveu: "Há uma elegância de tirar o fôlego em seu desejo agudo de entreter o publico. Renee Michelle Harris do jornal South Florida Times escreveu: "Beyoncé possui o palco com uma arrogância e intensidade. Mostrando a sua poderosa voz, sem perder nenhuma nota, muitas vezes, envolvida em vigorosos passos de dança. Ninguém, nem Britney Spears, nem Ciara ou Rihanna pode fazer o que ela faz, um pacote completo de voz, movimentos e presença." Isso foi repetido por Lorraine Schwartz do site de notícias Examiner.com que escreveu: "Em menos de um ano eu vi Madonna, Britney e Beyoncé… Mais Beyoncé foi a melhor das três.
Influências
Vários artistas influenciaram o estilo musical de Beyoncé. Ela cresceu ouvindo músicas de Anita Baker e Luther Vandross, segundo ela Michael Jackson é o seu herói e o motivo pelo qual ela faz música.Nas suas aulas de canto, ela cantava músicas de Jazz de cantores como Rachelle Ferrell. Além de Michael Jackson, Beyoncé tem como influência os seguintes artistas, Aretha Franklin, TLC, The Chi-Lites, Tina Turner, Vanessa Williams, Madonna, Donna Summer, En Vogue, Toni Braxton, Mary J. Blige, Janet Jackson, Whitney Houston, Rachelle Ferrell, Mariah Carey e Diana Ross.
Beyoncé também influenciou vários artistas, como a cantora Rihanna, que foi comparada a Beyoncé pela jornalista, Amina Taylor, do jornal The Guardian, devido à semelhança das duas cantoras na música, na voz e no palco.A cantora canadense, Keshia Chanté, também se inspira em Beyoncé. A música "Tattoo" da cantora Jordin Sparks, teria supostamente o mesmo ritmo da música "Irreplaceable", de Beyoncé.[140] Isso fez com que alguns críticos insinuassem que ouve um plágio da música de Beyoncé.[141] A cantora Kelly Rowland, se inspirou na voz de Beyoncé, durante as gravações do seu segundo álbum solo Ms. Kelly de 2007. Em uma entrevista a revista Seventeen a cantora americana Miley Cyrus disse:
A banda brasileira Cansei de Ser Sexy tem esse nome por causa de uma entrevista que Beyoncé fez onde ela afirmou que não agüenta mais ser tão bonita e sexy Em uma entrevista ao jornal The Sun, Alanis Morissette, afirmou que Beyoncé salvou a sua vida, pois ela só completou os dez últimos quilômetros da exaustiva maratona pela Associação Nacional dos Portadores de Distúrbios Alimentares, porque ela ficou escutando a música "Survivor.
Extensão vocal
Sua voz é considerada mezzo-soprano dramáticocom um registro vocal de 3,6
- Nota mais longa: 14 segundos - The Beyoncé Experience - Flaws & All @ Paris
- Nota mais grave: Bb2 ("Dangerously in Love")
- Nota mais aguda: E6 ("Emotions")
Suga Mama
Em 2006, Beyoncé apresentou a sua banda feminina as Suga Mama, que inclui baixistas, bateristas, guitarristas, trompista, tecladistas e percussionistas. A banda estreou no BET Awards de 2006 e apareceu nos videoclipes das músicas "Irreplaceable" e "Green Light" de Beyoncé. A banda também acompanhou Beyoncé na sua segunda turnê solo The Beyoncé Experience Tour em 2007 e na sua terceira turnê solo I Am... Tour de 2009.
Imagem pública
Beyoncé no lançamento do perfume do cantor
Usher.
No World Music Awards de 2008, Beyoncé foi homenageada com um prêmio pela sua contribuição para as artes.Foi vocalista das Destiny's Child, um dos grupos feminios que mais venderam discos no mundo inteiro.Para muitos críticos ela é um dos ícones pop mais conhecidos. O Salão da Fama e Museu do Rock and Roll colocou o seu primeiro álbum solo Dangerously in Love de 2003, na lista dos 200 melhores álbuns da história da música.Ela foi um dos poucos artistas de sua geração a ser mencionado na lista. Beyoncé tem muitas estatuas de cera, mais a sua estatua mais conhecida é a do museus de cera. Ela também é uma das poucas afro-americanas, a receber três ou mais indicações ao Globo de Ouro.
Em 2002, a mãe de Beyoncé lançou um livro chamado Destiny's Style: Bootylicious Fashion, Beauty and Lifestyle Secrets From Destiny's Child o livro fala como o sucesso atingiu as Destiny's Child. Em 2007 foi eleita pala revista People, como a artista mais bem vestida do ano.Segundo a revista Rolling Stone depois do lançamento do álbum Dangerously in Love ela se tornou um símbolo sexual, semelhante a mulheres como a atriz Halle Berry. Mais muitos críticos já declararam que "Beyoncé se destaca por ser um símbolo sexual em vez de um artista". A cantora já processou a marca L'Oréal por ter alterado o seu tom de pele digitalmente em uma de suas propagandas, na foto do produto a pelo do rosto de Beyoncé está muito clara, sendo que a sua pele real é negra. A revista Vanity Fair também foi acusada de alterar o tom de pele da Beyoncé digitalmente, mais nada foi confirmado pela revista. Tem sido alvo de muitas críticas, alguns dizem que é devido ao racismo, por ela ser uma artista negra em destaque nos Estados unidos.
Em 2007, foi capa da revista Sports Illustrated Swimsuit Issue, se tornando a primeira mulher não-modelo e não-atleta a estampar a capa da revista.[168] Ela também foi a segunda mulher negra a se tornar capa dessa revista, a primeira foi a modelo Tyra Banks.No mesmo ano uma foto sua apareceu em vários outdoors e jornais dos Estados Unidos para divulgação do seu álbum B'Day, á imagem mostra Beyoncé segurando um longo cigarro, essa imagem não agradou a um grupo de antitabagismo, que declarou: "Beyoncé não precisa de usar um cigarro para parecer uma pessoa mais sofisticada.
No dia 24 de Abril de 2009, Beyoncé apareceu no programa de televisão Larry King Live com uma imagem mais política e conservadora, nesse progama ela falou sobre o racismo que ela tem enfrentado sendo um afro-americana, ela ainda declarou que Michelle Obama é uma mulher muito chique e que cantar para o presidente Barack Obama foi o destaque de sua carreira.