Sua Vida
Nicole nasceu em Honolulu, no Havaí. Seu pai biológico, Alfonso Valiente[5], é descendente de filipinos, e sua mãe, Rosemary[6], nasceu no Havaí e é descendete de russos. Sua mãe tinha dezoito anos quando Nicole nasceu e morava em um bairro no centro da cidade. Seus pais se separam quando ela ainda era bebê. Sua família materna mudou-se para Louisville, em Kentucky, quando ela tinha seis anos de idade.[7][8] Nicole tem uma irmã chamada Ke'ala, e sua mãe casou-se com um americano descendente de alemãos, Gary Scherzinger.[8]
Em entrevista ao tablóide britânico 'Daily Mail', Nicole explicou que ela tinha sido criada com princípios cristãos católico, no Havaí.[9] Ela diz que não era rica e nenhum cantor na família, mas, é o que é hoje devido ao apoio de sua mãe. Nicole começou a atuar em Louisville, frequentando o Youth Performing Arts School da duPont Manual High School, chegando a realizar apresentação no "Actors Theatre of Louisville".[8]
Nicole foi vice-campeã no concurso de talentos Coca-Cola Talent Classic em Kentucky State Fair, 1996.[6] Foi Rainha da Festa do bairro de Louisville, uma celebração filipa da área. Ela se formou em teatro e música na Wright State University, onde interpretou Vela Kelly, no musical de Chicago e La Julie Verne em Show Boat.[10] Entretanto, parou seus estudos em 1999, para ser backing vocal da banda de rock Days of the New.
Carreira
Eden's Crush
Nicole aparece no segundo álbum do grupo Days of the New, lançado em 1999. Ela também gravou duas canções com Barry Drake do grupo Fall Out Boy, que foram lançadas em 2001.
Em 2001, Nicole competiu na temporada de estréia da série Popstars do canal WB, onde ganhou uma vaga na girlband Eden's Crush. Ela se tornou umas das vocalistas principais do grupo. Em 2001 o grupo lançou seu primeiro single, "Get Over Yourself (Good Bye)", que atingiu o 1° lugar em vendas e as colocando entre as 10 mais no Billboard Hot 100. Elas realizaram uma turnê junto com 'N Sync e Jessica Simpson.[11] "Love This Way" foi o segundo single escolhido do álbum Popstars; porém sua gravadora London-Sire Records se dividiu, e o grupo se separou. A compositora Kara DioGuardi contribui em uma faixa do álbum, que mais tarde foi co-escrita com Nicole Scherzinger para os álbuns PCD, Doll Domination e Her Name Is Nicole.
Em Novembro de 2007, Nicole falou de seu tempo com o Eden's Crush:
“ |
…era um inferno… eu estava em uma banda com outras cinco meninas e a cada dia era uma tortura pra mim. Estávamos na TV o tempo inteiro e a atmosfera era horrível. Eu era a única que ninguém gostava e não havia nada que eu pudesse fazer para impedir isso. Talvez fosse porquê eu era realmente boa. As outras meninas me achavam exibida e ambiciosa. Elas diziam várias coisas ao meu respeito, tanto na minha cara quanto nas minhas costas… Chorei todos os dias em que estive na banda. A banda foi criada para ser divertida, mas na realidade era miserável… Eu era muito sensível nessa época, mas comecei a controlar meu temperamento. Eu não poderia ser uma Doll sem minha experiência no Crush. |
” |
Após o fim do Eden's Crush, Nicole fez algumas aparições utilizando o nome artístico de Nicole Kea, incluindo sua performance de "Breakfast in Bed", para a trilha sonora do filme Como Se Fosse a Primeira Vez, lançado em 2003. Esta faixa foi produzida por Nick Hexum, que foi namorado de Nicole durante três anos.[8]
Nicole trabalhou com Yoshiki Hayashi, da banda japonesa de rock X Japan, em seu álbum "Violet UK". Ela cantou a versão inglês de "I'll Be Your Love", ao vivo com a Orquestra Sinfônica de Tóquio. A canção aparece também em 2003 no álbum Exposition of Global Harmony.
[editar] The Pussycat Dolls
-
Em Maio de 2003, Nicole se juntou ao grupo burlesco The Pussycat Dolls, que estavam se tornando um grupo musical. Ela viu o grupo pela primeira vez no programa The Late Show with David Letterman, em Novembro de 2002, onde Carmen Electra cantou "Big Spender" do musical Sweet Charity. Em 2006, Nicole disse: "Ele chamou a minha atenção porque eu interpretei Velma Kelly, do musica Chicago, na faculdade". Ela declarou que estar à frente do grupo é um "grande desafio", mas, que "toda menina tem algo diferente para trazer e adicionar ao sucesso"[12].
Hoje, as Pussycat Dolls, são conhecidas mundialmente como um grupo pop de cantoras; sete de suas canções já estiveram na Billboard entre as 20 melhores: "Don't Cha", "Beep", "Stickwitu", "Buttons", "Wait a Minute" , "When I Grow Up", "I Hate This Part" e "Jai Ho! (You Are My Destiny)". O álbum PCD, recebeu disco duplo de platina em 2006. Nicole cantou quase todos os vocais principais do álbum, ao lado de Melody Thornton e Carmit Bachar, que contribuíram também. Em 2006, a gravado Interscope Records, revelou que o grupo passaria a ser assalariado, dando a elas um alto nível de controle sobre as finanças do grupo e sobre as decisões empresariais do grupo.
Nicole é a única integrante do grupo com créditos de compositora em PCD; co-escreveu "I Don't Need a Man" com Kara DioGuardi e produção de Rich Harrison e co-escreveu "Buttons" com a produção de Sean Garrett. Outra colaboração com DioGuardi, "Flirt", se tornou o lado-B de "Stickwitu" e uma canção bônus em PCD. Assim como em PCD, Nicole também é a única integrante do grupo a compor canções para o segundo álbum do grupo, Doll Domination.
Junto com as Pussycat Dolls, Nicole foi convidada por Ron Fair para gravar a versão inglês de "Jai Ho!", single original de A. R. Rahman, para o filme Quem Quer Ser um Milionário?. A nova versão foi intitulada de "Jai Ho! (You Are My Destiny)" e foi lançada, nos Estados Unidos, dia 23 de Fevereiro de 2009, no iTunes, e mundialmente no dia 13 de Fevereiro do mesmo ano. O videoclipe da canção foi gravada em uma estação de trem de Viena e foi lançado em 13 de Março de 2009[13].
Carreira Solo
O Sucesso de PCD, trouxe Nicole Scherzinger para o centro dos holofortes da mídia e ela passou a gravar uma série de participações com uma vasta gama de intérpretes. Em 2005 apareceu em gravações para Shaggy, Vittorio Grigolo e Will Smith. No ano seguinte lançou com Avant o single "Lie About Us", com Diddy o hit "Come To Me", que ela também co-escreveu, e com Rihanna a canção "Winning Women". Em 2007, na faixa "Papi Lover", do álbum de Daddy Yankee, cantada em parceria com o mesmo. E fez uma participação especial no último single do cantor Timbaland, Scream.
Em Abril de 2008, Nicole gravou uma versão cover da canção "Rio", de Duran Duran, para um campanha publicitária da marca Caress, da Unilever. Um video comercial foi lançado, e posteriormente, em Maio de 2008, o single estava disponível para download. Também em 2008, will.i.am, lançou um single para apoiar a campanha eleitoral de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, a canção levava o lema da campanha de Obama, "Yes We Can", e contou com a participação de diversos cantores, incluindo Nicole Scherzinger. Em Setembro do mesmo ano, Nicole ao lado de vários outros cantores, interpretou a canção "Just Stand Up!", ao vivo na TV, para a campanha "Stand Up to Cancer". Nicole ainda cantou "American the Beautiful", na WrestleMania XXV, em Houston, Texas, no dia 5 de Abril de 2009[14]. Em 2 de Outubro de 2009, Nicole foi convidada pelo guitarrista Slash para se apresentar ao seu lado em Las Vegas[15]. Nicole confirmou que ela fez uma canção para o álbum solo de Slash, que será lançado em Abril de 2010[16]. Em 1 de Fevereiro de 2010, junto a um grupo de artístas, Nicole regravou a canção "We Are The World", single foi gravado para as vítimas dos terremos ocorridos no Haiti, em 2010[17][18]. A canção estreou na cobertura, realizada pela NBC, da Cerimônia de Abertura dos XXI Jogos Olímpicos de Inverno Vancouver 2010[19][20]. E foi lançado no dia 12 de Fevereiro de 2010, no iTunes, junto com o videoclipe[21].
Her Name Is Nicole
-
Nicole trabalhou em seu álbum de estréia em 2006-2009, com grandes produtores incluindo 50 Cent, will.i.am, Timbaland, Kara DioGuardi e Bryan-Michal Cox. Nicole anunciou em 17 de Março de 2007, em uma entrevista em Winnipeg, Manibota, que seu álbum se chamaria Her Name Is Nicole. Originariamente seria lançado em 2007, porém foi adiado
O primeiro single, "Whatever U Like", com participação do rapper T.I., foi lançado em Julho de 2007. A canção, produzida por Polow Da Pon, foi um fracasso comercial, e logo foi anunciado que "Baby Love" (lançado em Setembro de 2007) iria substituir "Whatever U Like" como "single líder". Relatórios da mídia comentaram sobre o fato de sites oficiais de Nicole referirem-se a "Baby Love" como seu primeiro single. Apesar de ambos não obterem resultados na América do Norte ("Baby Love") acabou tendo uma repercussão regular Europa e uma boa radagem nas rádios doBrasil.
Uma enquete foi lançada no site Oficial de Nicole, pedindo aos fãs que escolham o terceiro single. As opções incluiam: "Supervillain", "Happily Never After", "Who's Gonna Love You" e "Powers Out". No entando, em 28 de Novembro a enquete foi atualizada e as canções "Powers Out" e "Supervillian" foram removidas e substituídas por "Puakenikeni" e "Physical". Foi anunciado através do site Oficial de Nicole, em 10 de Dezembro, que "Puakenikeni" seria o próximo single oficial a ser lançado, no entanto, o single acabou não tendo repercussão alguma nos charts mundiais.
"Supervillain" e "Puakenikeni" foram liberados somente como downloads no iTunes. Mas assim como todos os outros singles solo de Nicole, eles não conseguirão causar qualquer impacto nos charts americanos.
Atualmente, tanto Nicole quanto a Interscope não fizeram qualquer anuncio oficial sobre a data de lançamento, porém em uma recente entrevista com Robin Antin, ela confirmou que o segundo álbum das Pussycat Dolls será liberado primeiramente e que em 2009 ela volta a pensar em sua carreira solo. Voz
- Nicole é classificada como uma Soprano Dramático , possuindo 3 oitavas e 3 notas e um semitom de extensão vocal.
- Nota Mais Aguda: G#6 (Whistle Register)
- Nota Mais Baixa: D3 (Voz Plena)
- Notas mais agudas em voz de peito(Voz plena):E5, F5, G5, G#5, A5, Bb5 em voz de peito.
Vida pessoal
Ela namorava o piloto de F1 Lewis Hamilton. Em 2009 eles terminaram. Em 2010 eles reataram. Em novembro de 2008 esteve no Brasil; onde acompanhou o GP de Formula 1. No aeroporto, apenas um fã foi recebê-la, porém após divulgada a notícia, diversos fãs a surpreenderam na porta do hotel, alguns conseguiram fotos, autógrafos e até umas pequenas frases de agradecimento pelo carinho de um fã. Atualmente, foi considerada a mulher mais bonita, dentre as namoradas de piloto de fórmula 1.
Um site americano elegeu as pernas mais bonitas de 2009 no meio musical, tendo Nicole Scherzinger como primeira colocada.
Discografia
-
Álbum de Estúdio
No dia 4 de Março de 2010, Nicole confirmou à MTV que ela vai continuar com as Pussycat Dolls, e lançará seu álbum solo no final desse ano. Nicole disse que ela está em estúdio gravando canções, completando: "Eu não sei se vou lançar canções em meu nome, ou, em nome do grupo. Não importa. O que eu realmente quero é fazer grandes músicas para os fãs". Na entrevista, Scherzinger revelou que o novo álbum das Pussycat Dolls deve ter um som mais pop rock inspirado no soul
Videografia
Singles
- 2007: "Whatever U Like" (participação de T.I.)
- 2007: "Baby Love" (participação de will.i.am)
- 2008: "Puakenikeni" (participação de Brick & Lace) — US iTunes download only
- 2008: "Puakenikeni" (participação de Brick & Lace)
- 2008: "Rio" (Unilever 'Brazilian Caress' Remix) — Promotional ad-campaign
- 2010: TBA
Participações
Filmografia
Nicole apareceu na TV na comédia Eu, a Patroa e as Crianças, no Episódio do Havaí e no drama CANE como ela mesma. Fez uma breve aparição no filme Chasing Papi como Miss Porto Rico. Também teve um pequeno papel no filme de 2003 Love Don't Cost a Thing. Fez uma propagadanda para a Unilever do produto Clear anticaspa. Nicole também fez uma participação especial no DVD "Robin Antin's Pussycat Dolls Workout".